domingo, 13 de outubro de 2013

Resenha: Miguel e a Quinta Série


Título: Miguel e a Quinta Série
Autor: Lino de Albergaria
Editora: Editora Saraiva
Sinopse: Eis que chega a quinta série. Muita coisa vai mudar. Chega o momento de encarar a tropa de professores, cada um com sua matéria. É hora de encontrar uma turma totalmente nova, novos amigos, novas experiências... Quanta novidade! A primeira semana de aulas parece interminável.
Miguel, o personagem principal desta história, não é daqueles que têm muita afeição por mudanças. Ao contrário, ele acha que elas vêm para bagunçar a vida. Uma vida bagunçada pelo novo namorado de sua mãe, pelo senso crítico e pelo espírito de cidadania que despertam em seu coração, pela chegada da adolescência, que por natureza é uma fase confusa de vida de qualquer um.
Mas as coisas vão se acertar, pois alguém com um coração tão bom quanto Miguel tem na vida um só destino: ser feliz. (Skoob)

Nota (1-5): 3

Sim, Miguel e a Quinta Série é um livro infantil. Eu tenho um gosto muito variado quando a questão é livros, leio de tudo, encontrei esse livro aqui em casa e decidi ler. O livro conta a história de Miguel durante sua quinta série na escola e não traz muitas surpresas para o leitor, podendo até ser considerado monótono. O que me agradou nessa obra de Lino de Albergaria é que ela retrata diferentes estilos de vida de crianças e jovens dos dias de hoje, e sua linguagem é bem fácil de entender, afinal é um livro infantil. No geral não me agradou muito, não pelo fato de ser um livro infantil, já li muitos livros infantis bem melhores que esse. A obra deixa a desejar em relação aos detalhes, se tornando precária, acredito que essa falta de detalhes seja proposital, primeiro para incentivar a criatividade dos leitores, e segundo por fazer parte da caracterização do personagem principal, Miguel, mostrando o quão desligado ele é. Recomendo esse livro somente para crianças na faixa etária de mais ou menos 7 ou 8 anos.




Um comentário: